viernes, 12 de junio de 2009

DIEGO DE GIRÁLDEZ, EXPÓE E REFORÇA AMIZADE GALEGA.

Diego de Giráldez, pintor galego, expóe no Norte de Portugal, a exposiçao de titulo " El Realismo Nas"
A responsável pelo Centro Cultural. Maria J. Rodrigues, considera que Diego de Giráldez, "nome na pintura galega ", pode contribuir para o estreitar de relaçoes com as gentes e a cultura da Galiza.
O pintor Diego de Giráldez, desde cedo demostrou interesse pela natureza, anatomía e o corpo humano. Foi assim que iniciou a sua actividade artística, realizando multiplas exposiçoes a partir de 1977, por toda a Espanha e extrangeiro. Para Santiago Amón, e " Sem margem para dúvidas, Diego de Giráldez, já é e por dereito própio, um dos grandes pintores galegos da actualidade, más uma actualidade". Conside-ra o um caso particular, com a pintura dele a construir um caso aparte na pintura espanhola contemporanea.
"A pintura de Diego de Giráldez constitui hoje, com meia dezena de nomes mais, o pleno do que é o realismo genuíno. Os animais, os objectos, as figuras que representa, parecem tácteis, pedem caracias, desejam ser tocados. A sua capacidade de representaçao, de arrancar o mistério que tem um objecto comum largamente observado é quase obsessionante".

Correio do Minho (Portugal)