viernes, 2 de octubre de 2009

DIEGO DE GIRÁLDEZ, EXPOE EM COIMBRA

Nesta cidade de Coimbra, uma exposiçao de Diego de Giráldez.
Trata-se de uma mostra que reúne 20 trabalhos desse artísta da Galiza (Espanha).
As obras expostas, que reproduzem a técnica do "realismo", retratan um ou outro elemento, com uma fidelidade fora de série, da vida rural dessa província do país vizinho.
Pode dizer-se, sem qualquer lisonja gratuita, que Diego de Giráldez demonstra, na vintena de trabalhos que apresenta, dominar perfeitamente a técnica artística que vem desenvolvendo.
Olhando o conjunto de obras presente em Coimbra, fica-se com certeza de que esse pintor espanhol adquiriu já uma elevada cualidade no dominio da arte pela quai decidiu enveredar.
Todos os trabalhos, para além de transmitirem vida e uma beleza extraordinária, conseguem impressionar pela extrema realidade da imagem que o autor neles foi capaz de colocar.
Por outro lado, o traço equilibrado e realista dos desenhos, as coisas e as cores aplicadas dào á "cena" de cada obra um toque de uma veracidade tâo incrível que o visitante tem a sensaçao nítida de estar a viver o espaço que Diego de Giráldez criou e concebeu.
Diego de Giráldez, que nasceu em Pontevedra (Espanha ), trabalha na pintura e na escultura.
Instado a pronunciar-se sobre a razáo de ter vindo expor á cidade do Mondego já que em Coimbra, aquele artísta, de reconhecido mérito admitiú: "pretendo dar a conocer a minha obra nesta parte de Portugal uma vez que penso, o povo portugués tem, sem dúvida, uma predisposiçáo para a arte".
Para Diego de Giráldez pintar é "oferecer uma impressáo interior de nós próprios é ainda manifestar e expressar uma filosofia da vida" para que -disse também- "as outras pessoas possam conhecer melhor o nosso próprio interior".
A presente exposiçáo, que aconselhamos vivamente, a sua visita.

Texto de A. Barreiros
Coimbra.