domingo, 20 de abril de 2008

MUSEU MILITAR DO PORTO." O CASCO" DE DIEGO DE GIRÁLDEZ, POR ALEXANDRA ANJOS .

Da obra pictórica de Diego de Giráldez chega-nos o eco das exposiçóes que tem apresentado ao longo de uma vida dedicada á expressáo plástica.

O Museu Militar do Porto tem a honra de possuir, no seu acervo, desde 1.999, a sua pintura de título "O Casco" a qual se enquadra tematicamente no ámbito de algumas outras obras com cariz militar de sua autoría, como "Bota e gorra" de 1.996, ou "Dous Soldados" de 1.997. Estas obras, aparentemente explícitas nas suas reprensentaçoes, deixam margem para o pressentimento de leituras nas entrelinhas.

Em "O Casco" se o rigor do desenho é evidente, assalta-nos sobretudo a suave mas inquietante expressaó realista em que o objecto assume um forte sentido simbólico que sugere diversas interpretaçóes.

O capacete poisado, entrega-se á guarda da vigilia da lua, numa paleta cromática de tons escuros, entre um terra, o azul e o negro, de que o verde do casco se destaca. A figura humana está ausente, mas, a sugestáo do descanso do guerreiro, confronta-se, quem sabe (?), com uma pontencial homenagem áquele que, dando o melhor de si, em dura batalha tombou.

A leitura da obra acentua-se até no enquadramento de dupla moldura que valoriza o carácter honorifico que, no conjunto, encerra um forte sentido poético.

Ministério da Defesa Nacional
EXÉRCITO PORTUGUÉS.
Direcçáo de Història e Cultura Militar.
MUSEU MILITAR DO PORTO.
Director: Manuel Jorge Pereira de Carvalho - Coronel de Infantería.