viernes, 18 de abril de 2008

UM OLHAR SOBRE A OBRA DE DIEGO DE GIRÁLDEZ, POR ANA PAULA CARDOSO.

Fundado em 1.894, o Museu Municipal Santos Rocha integra nas suas colecçóes um importante espólio de pintura, cujo enriquecimento se tem realizado progressivamente, com especial incidéncia nos Anos 40-50 e 80-90 do século XX.
A súa programaçáo criteriosa tem permitido a realizaçao de exposiçóes temporárias neste espaço museológico portugués, procurando divulgar artes e artistas, alargando sempre que possível os seus conteúdos museológicos, com particular interesse pela divulgaçáo de nomes e obras de artistas ibéricos, mesmo que através do extravasar das fronteiras nacionais.
É assim que se realiza, em 2.000, uma exposiçáo de Diego de Giráldez neste Museu Municipal, intitulada EL realismo "NAS". A mostra, que integrou cerca de 30 trabalhos, apresentou-se como um conjunto admirável e revelador do seu universo artístico e da sua intemporalidade, estabelecendo-se como um percurso pessoal pelo naturalismo, abstraccionismo e surrealismo, resultado natural das múltiplas influéncias que o artista angariou ao longo da sua vida .
Foi através desta exposiçáo que o Museu Municipal Santos Rocha víu enriquecida de sobremaneira a sua colecçáo de pintura, sendo a partir de entáo possuidor de uma obra de Diego de Giráldez, denominada "Ella Mira".
Ana Paula Cardoso
Museu Municipal Santos Rocha.
Portugal.